TRATAMENTOS

Prezados Familiares e/ou auto internantes

O CENTRO TERAPÊUTICO OLIVEIRAS, busca nos mais variados modelos de tratamento sempre alcançar resultados com foco nas questões e necessidades individuais de cada pessoa.
Dispomos de Unidade de Internação Masculina, Unidade de Internação Feminina, Tratamento para Menores e Adolescentes e Unidade de Atendimento sem Internação - Consultório (Matriz - Mongaguá | SP.

TRATAMENTO

Um dos maiores diferenciais do CENTRO TERAPÊUTICO OLIVEIRAS é justamente a identificação no decorrer do tratamento das comorbidades que podem estar associadas a doença da dependência química, pré ou pós existentes. Ou seja, é tratar a dependência química como um todo.

Para isso faz-se necessário uma equipe especializada em dependência química e comorbidades, envolvendo psicologia, psiquiatria, enfermagem treinada, especialistas, agentes de saúde mental, terapeutas e toda uma equipe operacional (administrativa, jurídica).

Atualmente, empregamos ao nosso Programa as técnicas da Terapia Cognitiva Comportamental, que compreende técnicas de educação (informação), de reestruturação cognitiva, prevenção de recaída, treinamento de habilidades sociais e de modificação do estilo de vida.

Por fim, prestamos atendimentos à família através de Grupos de Orientação Familiar (sem custo adicional para a família) e Terapias Familiar, o que tem contribuído muito para o sucesso do tratamento, pois é mais que provado que quando a família participa do tratamento, os resultados são excelentes e a manutenção da sobriedade é fortalecida por um programa de pós internação extremamente eficaz, pois é oferecida a metodologia do “presencial” como proposta para a manutenção da abstinência.

Durante a internação o paciente receberá acompanhamento individual da psicologia e psiquiatria, terapias diárias de grupo, educação física, arte terapia, grupos de treinamento de habilidades e prevenção a recaída, espiritualidade (sem cunho religioso), e recursos que poderão ser contratados de acordo com a especificidade do caso individual de cada paciente.

Tempo de Internação

Nosso programa terapêutico de tratamento biopsicossocial é definido de acordo com a particularidade do caso do paciente e será definido de acordo com a evolução individual do mesmo. É comum a prática inicial de contratos com prazos definidos, que poderá ser de 120 (cento e vinte dias), 180 (cento e oitenta dias), ou o mais comum, 270 (duzentos e setenta) dias, bem como prazos maiores e menores, de acordo com a individualidade e possibilidade do paciente.   

Procedimentos de Internação

Contamos com atendimento 24 horas de familiares que buscam informações sobre o tratamento, disponibilidade de vagas, valores e outras dúvidas. Os atendimentos a estes familiares podem ocorrer em nossa unidade (matriz), ou através da central 24 horas.

A família será acolhida para dirimir todos os esclarecimentos acerca do tratamento, bem como convidada a conhecer as unidades de internação prévio ao momento da internação, havendo esta disponibilidade. A internação, acompanhada de familiares, será atendida nos horários comerciais, segunda a sexta-feira, e aos sábados com agendamento. Não atendemos familiares aos domingos. Internações com o apoio de equipes especializadas de remoção ocorrem 24 horas, todos os dias da semana.

Para internação há uma relação de enxoval sugerido e solicitamos que haja sempre um familiar acompanhando o paciente, que fará a intermediação externa dos recursos que o paciente precisar.

Atualmente atendemos pacientes que buscam tratamento Particular e Prefeituras (Voluntária, Involuntária e Compulsória) e também para MENORES DE IDADE, etc.